terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Lamparina de lâmpada incandescente!

Já vi vários sites e blogs postando a foto desta lamparina feita com lâmpadas incandescentes, alguns também inclusive explicam como fazer essa lamparina. Então hoje eu quero além de mostrar como se faz, mostrar onde encontrar os materiais necessários:



Limpe a lâmpada: Geralmente lâmpadas incandescentes tem no fundo gravadas o nome da marca e quantidade de Watts, isso pode ser apagado facilmente com álcool.

Remova o filamento da lâmpada: Pegue um alicate de corte e tire o fundo de metal da lâmpada (cuidado é só a parte redondinha do fundo, a lateral tem que ficar intacta!). Pra isso você vai precisa de um pouco de força, e se fizer força demais vai acabar quebrando a lâmpada, então pra não correr o risco de se cortar, segure a lâmpada com um pano, é mais seguro =)
Conseguiu tirar tudo que tem dentro da lâmpada? Se não conseguiu pegue uma chave de fenda e "limpe" tudo que está dentro dela.


Colocando o pavio e o fluído: Uma vez precisei comprar pavio pra acender um toucheiro decorativo e foi bem complicado achar isso. Moro em São Paulo e a primeira idéia que tive foi ir em uma loja de fogos de artifício, segundo o dono da loja, eles são proibidos de vender pavios. Então dei uma vasculhada na internet e encontrei essa loja aqui: http://www.srita.com.br/, fica em frente ao metrô Liberdade, lá você vai encontrar o pavio e também o fluído, tem até alguns com citronela, pra deixar sua lamparina com um cheirinho bom.
Recomendo que você corte o pavio do tamanho que está na foto, ele tem que atingir o fundo da lâmpada e não pode ficar pendurado na ponta, ou pode acabar encostando na madeira e provocando um incêndio.


Fazer a base das lamparinas: A base é bem simples, você vai precisar de um pedaço de madeira, pode encontrar nessas lojas de construção, Leroy Merlin, Leo Madeiras etc. Qualquer madeira pode servir, só não pode ser muito leve!
Você pode deixar em cor de madeira, dando um visual mais rústico, ou pintar de preto como na foto. Se for pintar use tinta Latex PVA que pode ser encontrada em qualquer loja de artesanato e depois deixe bonitão com uma camada de verniz. Atenção se você for envernizar, aguarde pelo menos um dia pra colar as lâmpadas na madeira, verniz é inflamável!


Colando as lâmpadas na base: Use cola quente, não exagere para o resultado final não ficar feio, coloque apenas o suficiente pra conseguir manter a lâmpada inclinada como na foto. Provavelmente você vai ter que colocar a cola quente e ficar segurando a lâmpada por alguns minutos até que ela seque totalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário